Notícias De Olho no Mar

PLAYA GRANDE, Mar del Plata / Argentina – A “Capital Nacional do Surf” na Argentina se prepara para receber a segunda etapa do Circuito Sul-americano da World Surf League (WSL), com um evento masculino e feminino do QS 1000 na Semana Santa em Mar del Plata. É o único campeonato internacional deste nivel que acontece no país e também uma das etapas mais tradicionais da América do Sul, sendo fundamental para as aspirações de surfistas em ascensão no circuito mundial. Organizado pela World Surf League e Biologia Club, o Rip Curl Pro Playa Grande vai promover a sua nona edição, com homens e mulheres de países como Brasil, Perú, Chile e Argentina, competindo entre os dias 5 e 9 de abril em Mar del Plata. Assista o teaser do evento no link https://www.youtube.com/shorts/prsfEIVh0Kw.

Do lado argentino, Leandro “Lele” Usuna, primeiro surfista do país a participar de uma Olimpíada, e Nacho Gundesen, são os principais candidatos para buscar uma importante e inédita vitória na Playa Grande, a Catedral Nacional do Surf. Todas as oito edições realizadas desde 2013, foram vencidas por surfistas do Brasil.

Leandro Usuna (Foto: Mariano Antúnez)

Neste ano, entre os brasileiros inscritos, destaque para as presenças de Mateus Herdy e Gabriel André na categoria masculina e Julia Duarte na feminina. Também importante destacar a participação de Melanie Giunta, do Peru, outro país que também é um berço de surfistas de destaque internacional.

Os países com maior protagonismo no surfe feminino são o Brasil, Chile e Peru. Mas o contingente de surfistas argentinas se fará presente e será liderado por Ornella Pellizzari e Josefina Ane, que também vão tentar ganhar um primeiro título em casa.

No mesmo período do Rip Curl Pro Playa Grande, a Liga Nacional de Surf (ASA) realizará a sua quarta etapa do circuito argentino. Por isso, todos os surfistas do país aguardam ansiosos a próxima Semana Santa, que será fundamental para o seu ano competitivo. A espera termina na terça-feira, dia 4 de abril, quando abre a janela da competição e no Domingo da Páscoa serão coroados os campeões das etapas nacional e internacional.

Ornella Pellizzari (Foto: Mariano Antúnez)

A Playa Grande oferece a possibilidade de variar o local da competição de acordo com as condições do mar. As baterias poderão acontecer em Biología ou Yatch. A comissão técnica ficará responsável por analisar as condições das ondas a cada día, para escolher o melhor lugar para realizar a competição.

Já é uma tradição, a Catedral do Surf ser o palco deste evento internacional na Semana Santa. Com um complexo preparado para o turismo, com uma grande oferta gastronômica e com excelentes locais panorâmicos para não perder nenhum detalhe do evento. A Playa Grande é apontada como um dos melhores lugares do mundo para receber um campeonato deste nivel.

Alejo Muniz campeão em 2022 (Foto: Mariano Antúnez)

Galeria dos Campeões na Argentina:
2013: Jihad Khodr (Brasil)
2014: Alex Ribeiro (Brasil)
2015: Robson Santos (Brasil)
2016: Flavio Nakagima (Brasil)
2017: Thiago Camarão (Brasil) e Dominic Barona (Equador)
2018: Wesley Santos (Brasil) e Dominic Barona (Equador)
2019: Matheus Navarro (Brasil) e Daniella Rosas (Peru)
2022: Alejo Muniz (Brasil) e Daniella Rosas (Peru)

“Este é um ano especial de muitas mudanças no surfe da região, com o circuito sul-americano se preparando para decolar em uma competição mais sólida para todos os surfistas”, destaca Sebastian Loustau, presidente do Biología Club e director do evento. “A participação da Entidade Nacional de Alto Rendimento e da Secretaria de Esportes, só confirma que o surfe argentino está no caminho certo. Será uma semana incrível de ondas e poderemos curtir um grande evento, abrangendo todas as idades e diversas modalidades de surfe. Este ano incluímos o Surf Adaptado, Stand Up Paddle e um campeonato de equipe de salva-vidas, além dos clássicos food trucks e música ao vivo. E esperamos que este ano, os títulos do Rip Curl Pro Playa Grande fiquem na Argentina”.

PRO.RIPCURLARGENTINA.COM
Acesse as redes sociais para ver tudo que acontece no evento!
Instagram @ripcurlargentina @cristobalcolonstore @ripcurlproar
Para acompanhar minuto a minuto do evento use @ripcurlproar
Facebook Rip Curl (Ar)

Texto e contato de mídia do evento:
Máximo Luis Falaschini
maxifalaschini17@hotmail.com
2235442419

—————————————————–

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications – ggontijo@worldsurfleague.com

logo

Boletim Oficial das Ondas - Pioneiro no Brasil desde 1986, 30 anos de Rádio e 18 anos de Web em SC