Héroes de Mayo Iquique Pro com etapas do QS e Pro Junior no Chile

por Redação de Olho no Mar / 11/04/2019

Todos valerão pontos para os rankings regionais da WSL South America, que definem os campeões sul-americanos da temporada.

Um verdadeiro festival de surfe será promovido pelo Héroes de Mayo Iquique Pro esse ano na capital de Tarapacá, no Chile. Na semana dos dias 20 a 26 de maio, serão disputadas uma etapa do World Surf League Qualifying Series masculina que subiu o seu status para QS 3000, uma feminina do QS 1500 e outra novidade, a inclusão da categoria Pro Junior masculina e feminina para surfistas com até 18 anos de idade. Todos valerão pontos para os rankings regionais da WSL South America, que definem os campeões sul-americanos da temporada.

Jack Robinson (Foto; Nicolas Diaz)

O Héroes de Mayo Iquique Pro 2019 passa a ser o campeonato de surfe mais importante do Chile, ao igualar o status QS 3000 da tradicional etapa de Arica nos tubos de El Gringo que acontece na semana seguinte, bem como o principal da América do Sul esse ano. É o único com etapas do QS combinadas com o Pro Junior para homens e mulheres participarem. A expectativa é de que cerca de 200 surfistas estejam em Iquique para competir nas ondas de La Punta, na Playa Cavancha, na semana de 20 a 26 de maio no Chile.

Entre os que já confirmaram suas inscrições, destaque para o jovem australiano Jack Robinson, atualmente em quarto lugar no ranking do WSL Qualifying Series e campeão da primeira edição do Héroes de Mayo Iquique Pro no ano passado. “Iquique é um lugar incrível, então não poderia estar mais ansioso e emocionado para voltar ao Chile. Este evento me deu muita confiança para ganhar um impulso no ranking mundial e nunca esquecerei esse momento”.

Outra atração garantida é o brasileiro Ian Gouveia, que fez parte da elite mundial do CT até o ano passado e ainda não conhece Iquique: “Será a minha primeira vez em Iquique e estou feliz em poder conhecer lá. Eu já assisti vídeos das ondas de Iquique e gostei bastante quando vi que haveria um evento do QS 3000 esse ano. Estou contando os dias para surfar aquelas ondas”.

Camilo Hernandez (Foto; Nicolas Diaz)

A nível local, um dos destaques do surfe chileno é Camilo Hernández, que venceu uma etapa do circuito nacional em fevereiro. Ele se mostrou emocionado pela oportunidade de receber um evento tão grande em Iquique: “É incrível nós podermos competir e medir forças com surfistas de nível mundial. Pessoalmente, estou trabalhando muito a parte física e focando toda a minha preparação nessa área, já que a parte das ondas está tudo muito bem”.

O prefeito de Iquique, Mauricio Soria Macchiavello, presidente da Corporación Municipal de Deportes, entidade promotora do evento, falou sobre a importância do Héroes de Mayo Iquique Pro: “O surfe é um esporte estratégico para a nossa cidade, faz parte da indústria do turismo e são eventos como este que geram vários empregos para muitas pessoas que trabalham em atividades ligadas à orla costeira”.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:

HÉROES DE MAYO IQUIQUE PRO

– Quando: 20 a 26 de maio de 2019

– Onde: La Punta, Playa Cavancha, Iquique

– Organização: Corporacíon Municipal de Deportes de Iquique

– Categorias: QS 3000 masculino, QS 1500 feminino, Pro Junior Sub-18 masculino e feminino

– Premiação total: US$ 93.000

O Héroes de Mayo Iquique Pro será transmitido ao vivo do Chile pelo www.worldsurfleague.com

—————————————–

João Carvalho – WSL South America Media Manager

+55 (48) 999-882-986 – jcarvalho@worldsurfleague.com

Versão do texto espanhol de:

Felipe Passi Olivares – assessor de imprensa do evento

+569 9217-8738 – contacto@kocomunicaciones.net

—————————————–

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL) tem como objetivo celebrar o melhor surfe do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, realizando mais de 180 eventos globais que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL tem uma enorme legião de fãs apaixonados pelo surf em todo o mundo, que acompanham ao vivo as apresentações de grandes estrelas, como Tyler Wright, John John Florence, Paige Alms, Kai Lenny, Taylor Jensen, Honolua Blomfield, Mick Fanning, Stephanie Gilmore, Kelly Slater, Carissa Moore, Gabriel Medina, Courtney Conlogue, entre outros, competindo no campo de jogo mais imprevisível e dinâmico entre todos os esportes no mundo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.