LUTO - Surfistas lamentam morte de Jean da Silva, aos 32 anos

por Redação de Olho no Mar / 26/11/2017

Luto no surfe brasileiro por Jean da Silva

A World Surf League e especialmente a WSL South America, lamentam a perda de mais um grande talento do surfe brasileiro, o joinvillense Jean da Silva, primeiro catarinense a conquistar o título de campeão brasileiro em 2010. O sábado amanheceu com esta triste notícia do falecimento do surfista que surgiu para o mundo com a vitória no tradicional Hang Loose Pro Contest nos tubos da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, em 2006. Ele também foi campeão catarinense em 2005 e festejou o título sul-americano da WSL South America em 2012, ficando bem perto de se classificar para o CT em alguns anos.

Os campeões brasileiros de 2010, Jean da Silva e Suelen Naraisa (Foto: Pedro Monteiro)

Nesta temporada, Jean da Silva participou de oito etapas do WSL Qualifying Series e ocupava a 137.a posição no ranking. Seu melhor resultado foi o terceiro lugar no QS 1000 da Indonésia na ilha Sumatra e competiu também em provas na Austrália, Japão, Espanha, Portugal e nas duas etapas que fecharam o calendário 2017 da WSL South America no Brasil. Ficou em 17.o lugar no Itacaré Surf Sound Festival da Bahia, em 25.o no Hang Loose São Sebastião Pro na Praia de Maresias e esta competição realizada no início de novembro no litoral norte de São Paulo, acabou sendo a sua última participação no circuito da World Surf League.

Jean da Silva nasceu em 06 de fevereiro de 1985 em Joinville e nos deixou aos 32 anos de idade, na noite desta sexta-feira 24 de novembro de 2017. A família não divulgou a causa da morte. Jean será velado a partir das 14 horas deste sábado na Capela 2 do Cemitério Municipal de Joinville, no bairro Atiradores, e o enterro ocorrerá no domingo, também no Cemitério Municipal, às 10 horas.

"Jean da Silva, foi homenageado nas redes sociais por outros surfistas, como Gabriel Medina e Adriano de Souza. “Sem palavras”, escreveu Medina no Instagram. “Jean, não sei o que dizer nesse momento de dor, tu foi uns dos caras que mais puxou a minha evolução na fase amadora. Um surfista de corpo e alma”, publicou Adriano na rede. Thiago Camarão, Yago Dora, Maya Gabeira, o havaiano Keanu Asing, o francês Jeremy Flores e o australiano Adrian Buchan também lamentaram a perda na internet.

Jean, que chegou a conquistar títulos de eventos como o circuito World Qualifying Series (WQS), no Brasil, Estados Unidos e Portugal, ocupava atualmente o 137º lugar no tradicional ranking do surfe. O corpo do rapaz foi velado neste sábado. O enterro acontece na manhã deste domingo, às 10h."

João Carvalho

WSL South America Media Manager

(51) (48) 999-882-986 – jcarvalho@worldsurfleague.com