GUARDA DO EMBAÚ COMEMORA 5 ANOS DE RESERVA MUNDIAL DE SURF

por Redação de Olho no Mar / 05/11/2021

Associação Pró-Crep e o Instituto Ecosurf se uniram para realizar várias atividades no próximo dia 6 de novembro para celebrar a conquista.

Ao completar "5 anos de aprovação” do título de Nona Reserva Mundial de Surf (RMS) -, a primeira do Brasil, o Comitê Gestor Local da RMS, a Save The Waves Coalition (STW), a Associação de Surf e Preservação Local (ASPG), o Programa das Reservas Nacionais de Surf (PNRS), a Associação Pró-Crep e o Instituto Ecosurf se uniram para realizar várias atividades no próximo dia 6 de novembro para celebrar a conquista.

Aprovada no dia 26 de outubro de 2016 pela Ong Save The Waves Coalition (STW) baseado nos critérios de qualidade consistência das ondas; características ambientais únicas, cultura e história e apoio da comunidade, a Guarda do Embaú se tornou “case de sucesso” em Gestão Participativa e Comunitária em seminários e congressos nacionais e internacionais ocorridos no Brasil (2017, 2018, 2019, 2020), Estados Unidos (2017, 2018, 2019), Austrália (2017, 2019, 2020), México (2017), Peru (2019) e Indonésia (2019).

Tanto a “candidatura e gestão da RMS Guarda do Embaú”, como a “avaliação constante do Índice de Qualidade da Água do Rio da Madre e afluentes – denominado A Água pela Vida”; o estudo “Surfonomics” que fez uma pesquisa sobre a contribuição do Turismo de Surf para a economia local;  as “Oficinas Comunitárias para Concepção Geral do Sistema de Esgotamento Sanitário” e a campanha solidária “Entre Nesta Onda” colaboraram significativamente para a melhoria e fortalecimento da relação na comunidade local, do exercício da cidadania e do controle social.

Além disso, desde o reconhecimento oficial da Guarda do Embaú como 9ª. Reserva Mundial de Surfe as ações e iniciativas coordenadas pelo Comitê Gestor Local têm se tornado uma referência para as outras Reservas Mundiais de Surf do Programa da Save The Waves Coalition.

Neste sentido, para marcar a data, o Comitê Gestor Local a convite do Instituto Ecosurf, aceitou participar da ação “Nosso Oceano” que objetiva coletar e recuperar resíduos sólidos em vários pontos do litoral brasileiro. Diante deste prazeroso convite, da importância do momento e da agenda por eles apresentada, ficou definido o próximo dia 06 de novembro para realização desta atividade e foram incluídas outras atividades para marcar a data.

Assim, além da Limpeza da Praia propriamente dita, foi inserido na programação o lançamento do "Selo Verde de Sustentabilidade - Nossa Praia é Praia Limpa", programa em parceria com a Pró-Crep; colocação de placas indicativas da RMS em alguns pontos da orla; uma breve cerimônia no monumento da RMS (Centrinho); apresentação de Surf com atletas convidados pela diretoria da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG); culminando com o Círculo de Saudação ao Oceano.

Para João Malavolta, fundador do Instituto Ecosurf a campanha “Nosso Oceano” tem como objetivo despoluir os ambientes costeiros através do engajamento social e pesquisar a distribuição espacial dos resíduos plásticos nas praias e seu potencial de reinserção nas cadeias de plásticos reciclados, o que vai ao encontro das ações da RMS.  Malavolta ressalta que “a celebração dos 5 anos da Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú-SC pode ser entendida como um grande manifesto da comunidade do surf sobre a importância de existir áreas que perpetuem a cultura surf e os picos de ondas, em uma perspectiva integrada do surfista como agente de cuidado com a natureza e sua sociobiodiversidade".

Para o coordenador do grupo de trabalho para a elaboração do Programa Brasileira das Reservas de Surf (PBRS) e Socio-fundador do Instituto APRENDER Ecologia Mauro Figueiredo a “RMS Guarda do Embaú é uma inspiração para o PBRS. É a partir dela que estamos começando a criar uma rede de Reservas pelo litoral Brasileiro afim de que a responsabilidade dos surfistas em apoiar a proteção do seu "habitat" possa ser exercida com mais efetividade”.

Serviço:

Data: 06 de outubro de 2021

Local: Guarda do Embaú

Programação: 

9h00: Abertura Oficial na beira do Rio da Madre e lançamento do Selo Verde (parceria RMS/Pro-Crep).

9h30: Início da Limpeza de Praia e colocação de placas indicativas da RMS.

12h00: Contagem do lixo arrecadado.

14h30: Cerimônia no Monumento da RMS (Centrinho).

16h00: Apresentação de Surf com convidados e círculo de Saudação ao Oceano.

 

Marcos Aurélio Gungel (Kito)

Presidente do Comitê Gestor Local/Gerente da RMS Guarda do Embaú