Finais do Rip Curl Rottnest Search apresentado pela Corona ficam para a terça-feira na Austrália

por Redação de Olho no Mar / 24/05/2021

As condições adversas devem continuar na segunda-feira, então a próxima chamada para as semifinais do Rip Curl Rottnest Search apresentado pela Corona já foi marcada para as 7h15 da terça-feira na Austrália, 20h15 da segunda-feira no Brasil.

As previsões se confirmaram e o domingo amanheceu com mar “stormy” e ventos muito fortes em Strickland Bay. As condições adversas devem continuar na segunda-feira, então a próxima chamada para as semifinais do Rip Curl Rottnest Search apresentado pela Corona já foi marcada para as 7h15 da terça-feira na Austrália, 20h15 da segunda-feira no Brasil. O prazo desta quinta etapa do World Surf League Championship 2021, ainda vai até quarta-feira na paradisíaca ilha Rottnest, na região da Austrália Ocidental.

Uma decisão Brasil x Austrália vai definir o campeão desta etapa que fecha a “perna australiana”. A primeira vaga na final será disputada por Morgan Cibilic e Liam O´Brien. Quem passar, enfrentará o vencedor do duelo de campeões mundiais, entre Gabriel Medina e Italo Ferreira, que lideram o ranking da temporada 2021 da World Surf League. A primeira semifinal feminina também será australiana, entre Tyler Wright e Sally Fitzgibbons. Na outra, estão a havaiana Carissa Moore e a francesa Johanne Defay.

Italo Ferreira (Foto: Cait Miers/World Surf League via Getty Images)

Os dois últimos campeões mundiais já disputaram 17 baterias em etapas do CT e o placar está 10 a 7 para Italo Ferreira. Os cinco últimos confrontos aconteceram em fases decisivas. Esta série começou com o potiguar derrotando Gabriel Medina nas semifinais da etapa de Portugal em 2018. No ano seguinte, eles se encontraram em duas finais. O bicampeão mundial de 2014 e 2018 ganhou a da África do Sul em Jeffreys Bay, mas Italo venceu a do Billabong Pipe Masters, que decidiu o título mundial de 2019 no Havaí.

A temporada 2021 foi iniciada nos mesmos tubos de Pipeline, com Medina carimbando a faixa do campeão nas semifinais. Mas, Italo voltou a derrota-lo em outra final que valia a liderança do ranking, no Rip Curl Newcastle Cup que abriu a perna australiana. Só deu Brasil também nas outras duas etapas, com Medina tirando a lycra amarela de número 1 do ranking do Italo com a vitória sobre Conner Coffin no Rip Curl Narrabeen Classic, em sua quarta final seguida em etapas do CT, igualando um recorde de Kelly Slater em 2010.

Gabriel Medina (Foto: Matt Dunbar / World Surf League via Getty Images)

No Boost Mobile Margaret River Pro em Western Australia, deu dobradinha brasileira no alto do pódio, com Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb ganhando a etapa encerrada na segunda-feira da semana passada. Com este resultado, pela primeira vez na história de todas as modalidades esportivas individuais, o Brasil ocupou as três primeiras posições no ranking mundial, com Gabriel MedinaItalo Ferreira e Filipe Toledo.

Já a gaúcha Tatiana Weston-Webb, que bateu a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore na final em Margaret River, assumiu a vice-liderança no ranking. Mas, ela e Filipe acabaram perdendo nas primeiras fases do Rip Curl Rottnest SearchTatiana permanece em segundo lugar ainda, mas Filipe já perdeu o terceiro posto para o sul-africano Jordy Smith. As duas australianas que se enfrentam nas semifinais, podem tirar a vice-liderança da brasileira. Tyler Wright se passar para a final e Sally Fitzgibbons se ganhar o evento.

Strickland Bay no sábado (Foto: Matt Dunbar/World Surf League via Getty Images)

“O vento ainda está soprando de terral esta manhã, mas o mar está muito grande e mexido lá fora”, disse a vice-presidente sênior de circuitos da WSL, Jessi Miley-Dyer, que atua como diretora de prova. “Essas condições devem durar por cerca de 36 horas, então faremos nossa próxima chamada só na terça-feira de manhã, quando as condições mudam e parecem realmente promissoras. Faltam apenas seis baterias para fechar a perna australiana e certamente queremos terminar nas melhores ondas possíveis”.

PRÓXIMA CHAMADA – O Rip Curl Rottnest Search apresentado pela Corona tem prazo até a quarta-feira e a próxima chamada para as semifinais será as 7h15 da terça-feira na Austrália, 20h15 da segunda-feira no Brasil. Esta quinta etapa do World Surf League Championship Tour 2021 fecha a perna australiana e está sendo transmitida ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo Youtube e aplicativo da WSL e pelos canais da ESPN Brasil.

SEMIFINAIS DO RIP CURL ROTTNEST SEARCH:

CATEGORIA MASCULINA – 3.o lugar com 6.085 pontos:
1.a: Morgan Cibilic (AUS) x Liam O´Brien (AUS)
2.a: Gabriel Medina (BRA) x Italo Ferreira (BRA)

CATEGORIA FEMININA – 3.o lugar com 6.085 pontos:
1.a: Tyler Wright (AUS) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2.a: Carissa Moore (EUA) x Johanne Defay (FRA)

RESULTADOS DO SÁBADO EM STRICKLAND BAY:

QUARTAS DE FINAL – 5.o lugar com 4.745 pontos:
1.a: Morgan Cibilic (AUS) 15.70 x 14.16 Julian Wilson (AUS)
2.a: Liam O´Brien (AUS) 13.23 x 12.83 Miguel Pupo (BRA)
3.a: Gabriel Medina (BRA) 13.80 x 13.60 Conner Coffin (EUA)
4.a: Italo Ferreira (BRA) 13.94 x 11.97 Yago Dora (BRA)

OITAVAS DE FINAL – 9.o lugar com 3.320 pontos:
———-baterias que abriram o sábado:
4.a: Miguel Pupo (BRA) 14.77 x 13.07 Michel Bourez (FRA)
5.a: Gabriel Medina (BRA) 14.50 x 11.00 Owen Wright (AUS)
6.a: Conner Coffin (EUA) 15.23 x 13.50 Mikey Wright (AUS)
7.a: Italo Ferreira (BRA) 14.70 x 14.27 Adriano de Souza (BRA)
8.a: Yago Dora (BRA) 18.67 x 12.83 Connor O´Leary (AUS)
———-resultados da sexta-feira:
1.a: Julian Wilson (AUS) 13.00 x 11.20 Jordy Smith (AFR)
2.a: Morgan Cibilic (AUS) 12.50 x 10.77 Leonardo Fioravanti (ITA)
3.a: Liam O´Brien (AUS) 10.83 x 8.10 Seth Moniz (EUA)

QUARTAS DE FINAL – 5.o lugar com 4.745 pontos:
1.a: Sally Fitzgibbons (AUS) 15.10 x 9.47 Malia Manuel (EUA)
2.a: Tyler Wright (AUS) 12.50 x 11.43 Nikki Van Dijk (AUS)
3.a: Carissa Moore (EUA) 16.53 x 14.43 Isabella Nichols (AUS)
4.a: Johanne Defay (FRA) 13.60 x 9.80 Amuro Tsuzuki (JPN)

———————————————————–

João Carvalho – jcarvalho@worldsurfleague.com

WSL Latin America Media Manager

Felipe Marcondes – fmarcondes@worldsurfleague.com

WSL Latin America Senior Manager, Content & Marketing