CBSurf divulga calendário de disputas pelos títulos brasileiros

por Redação de Olho no Mar / 06/11/2020

ATÉ O FINAL DO ANO SERÃO REALIZADOS MAIS 6 CAMPEONATOS 5 ESTADOS

Depois da abertura do CBSurf Pro Tour, em Ubatuba, que marcou – com sucesso - a retomada das competições oficiais da modalidade no País, a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) divulgou o calendário de disputas até o final de 2020. Serão mais seis campeonatos valendo títulos nacionais, em cinco estados diferentes, incluindo mais duas etapas para os atletas profissionais, duas para as categorias de base, além dos eventos especiais de longboard e de água doce.

Antes da pandemia do Covid-19, a entidade havia realizado a etapa inicial do CBSurf Júnior Tour, dias 7 e 8 de março, em Itacaré, na Bahia. Com o início do período de isolamento social, as disputas foram adiadas, com o reinício em Ubatuba, nos dias 27 a 29 de outubro, seguindo todos os protocolos de segurança. O primeiro encontro teve recorde de inscritos, com 144 atletas, e serviu com uma avaliação para os próximos compromissos.

“Estudamos muito o cenário atual, estabelecemos protocolos para segurança de todos e deu tudo certo. Todos respeitaram as normas e conseguiremos completar o nosso calendário. No total, teremos sete eventos num período de dois meses, entre 27 de outubro e 27 de dezembro, abrangendo cinco estados. Estamos retomando o surf competitivo, oferecendo condições aos nossos atletas seguirem motivados, essa é o nosso objetivo”, diz o presidente da CBSurf, Adalvo Argolo.

Depois do evento “teste”, Ubatuba segue como sede, agora da 2ª etapa do CBSurf Júnior Tour, nos dias 19 e 20 próximos, desta vez na Praia de Itamambuca, com as categorias sub18, sub16 e sub14 no masculino e feminino. Logo na sequência, nos dias 21 e 22, é a vez do Brasileiro de Água Doce, em etapa única, na Ilha do Mosqueiro, no Pará. Ainda em novembro, nos dias 25 a 27, no Ceará, novo encontro do CBSurf Pro Tour.

O litoral cearense segue como destaque no cenário nacional, agora em dezembro e com o Longboard Tour, com o

Jeri Longboard Festival, nos dias 10 a 13, definindo os campeões brasileiros profissionais da categoria masculina e feminina. Já nos dias 18 a 20, a 3ª e última etapa do CBSurf Pro Tour, em Salvador, na Bahia, e fechando o calendário, a decisão do CBSurf Júnior Tour, em Natal, no Rio Grande do Norte.

“Será uma sequência de muito trabalho, mas teremos grandes e importantes eventos”, reforça Adalvo. “2021 será um ano importante para o surf, com a estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que certamente dará à modalidade ainda mais projeção e estaremos com nossos circuitos em dia, com atletas em plena atividade. Isso é muito bom para o nosso esporte”, conclui o presidente da CBSurf.

Nos últimos dias 27 a 29, a abertura do CBSurf Pro Tour, na Praia Grande, em Ubatuba, foi considerada um sucesso, com os atletas seguindo os protocolos e dando shows nas ondas. No feminino, vitória de Bianca Summer Macedo, que tem dupla cidadania e atualmente mora no Havaí. Na final, ela superou a cearense radicada no RJ, Yanca Costa, a experiente Suelen Naraísa, competindo em casa, e a grande revelação e também paulista, Sophia Medina, com apenas 15 anos.

A mesma Sophia, que é a irmã caçula do bicampeão mundial Gabriel Medina, é a líder no CBSurf Júnior Tour. Ela busca o bicampeonato brasileiro na sub16 e tem chances de fazer dobradinha na sub18, confirmando o grande potencial de evolução para o futuro do surf feminino.

No masculino, a final foi toda com atletas de SP, com Marcos Corrêa confirmando a grande performance em toda a etapa, inclusive com as duas melhores notas - dois 9, um deles na final. Edgard Groggia ficou em segundo, com Wiggolly Dantas, ex-CT, em terceiro e com apoio da torcida local, e Igor Moraes em quarto. Os resultados completos podem ser acompanhados no site da Federação Paulista de Surf, o www.fpsurf.com.br.

 

PRÓXIMAS ETAPAS

EVENTO

ETAPA

LOCAL

DATA

CATEGORIAS

CBSurf Júnior Tour

2ª etapa

Ubatuba-SP

19 e 20/11

Sub18, sub16 e sub 14 masculino e feminino

Brasileiro de Água Doce

Única

Ilha do Mosqueiro-PA

21 e 22/11

Masculino e feminino

CBSurf Pro Tour

2ª etapa

Ceará

25 a 27/11

Profissional masculino e feminino

Longboard Tour

Única

Jericoacoara-CE

10 a 13/12

Masculino e Feminino

CBSurf Pro Tour

3ª etapa

Salvador-BA

18 a 20/12

Profissional masculino e feminino

CBSurf Júnior Tour

3ª etapa

Natal-RN

26 e 27/12

Sub18, sub16 e sub 14 masculino e feminino

TEXTO FÁBIO MARADEI  


FOTOS: DANIEL SMORIGO E GUSTAVO MARTINS