Previsão do Swell - 20/01/2021

FOTOS: Raposão
CONDIÇÕES DO TEMPO: Chuvoso
TAMANHO DO MAR: Meio metro com séries maiores (2 pés)
FORMAÇÃO: Irregular
ONDULAÇÃO: Sudeste
TEMPERATURA DA ÁGUA: Boa
VENTO: Sul a sudeste
INTENSIDADE DO VENTO: Moderado a Forte

BOLETIM DAS ONDAS FLORIPA-SC_20/01/21 (EDIÇÃO ATUALIZADA COM TEXTO AS ( 07h20)  A Câmera está ao vivo(Joaca)  e você pode conferir as mudanças durante o dia/amanhecer caso o boletim esteja desatualizado!

COMENTÁRIOS/CONDIÇÕES ATUAIS/PREVISÃO: Pouco mudou em relação a ontem e as condições permanecem desfavoráveis nos principais points do leste da Ilha/outros.

O swell não reagiu, continua baixo e o vento sul/sudeste permanece soprando entre moderado a forte. 

Nesta quarta-feira, as ondas estão quebrando em média de meio metro com maiores no máximo (2 a 3 pés variação no litoral/vagas) e a formação está irregular devido a ação do vento maral.

ondulação está com força primária de sudeste, mas tem uma força secundária de SUDOESTE, por isso o swell está passando por fora e reflete em ondas baixas no litoral. 

Resumindo, mais um dia onde as condições não são das melhores e não há boas opções.

PREVISÃO/TENDÊNCIA!

NAVEGAÇÃO! Não há alerta para a navegação de pequenas embarcações, nos modelos notamos que a ondulação vai permanecer nesse patamar baixo e não há previsão de ondas grandes. 

SWELL!  Os modelos indicam período 9 segundos, isso quer dizer que o swell vai continuar com boa consistência, mas até o momento, o swell não encostou, passa por fora e não resultou em reação.

Seguindo os gráficos, tudo indica que as ondas vão voltar a um metro com maiores podendo chegar a um metro e meio em mar aberto(vagas). Essa pressão, pode resultar em ondas menores na costa e a valinha vai funcionar. 

Vale ressaltar que a consistência marítima vai ficar fraca a moderada, o período vai subir para 10 segundos, mas com ondas baixas e isso devido ao swell paralelo a costa. 

Se confirmar a possível reação, as ondas vão permanecer entre 2 a 3 pés nessa tendência, a direção desse swell vai predominar de sudeste nos próximos dias e esse swell vai entrar meio frontal nas praias.

VENTOS! Hoje, quarta, os ventos ainda vão soprar do quadrante sul a sudeste,  as rajadas previstas vão oscilar entre 28 a 30 km e não será tão intenso.

BANHISTAS! As condições estão razoáveis para o banho nas principais praias e isso devido ao fluxo das marés que estão elevados devido a fase lunar. Hoje a lua muda para quarto crescente e Respeite as sinalizações dos salva vidas!! Tenha prudência!!!

MERGULHO! As correntes estão resultando em águas claras, mesmo assim, as condições ficarão desfavoráveis para o mergulho, pois o tempo continua nebuloso/chuvoso, mar meio agitado nas ilhas e por isso as condições não são das melhores nos principais points de mergulho.

 AVISO: Durante o verão, as condições para BANHISTAS, MERGULHO, serão diárias durante todo o verão e aproveitem o nosso conhecimento de mais de 34 anos de experiência!!!

Estamos sempre De Olho No Mar!!

TEXTO:  do Especialista em Meteorologia Marítima: Claudio R. Sahonero/ Raposão/De Olho No Mar Fontes de consulta: CPTEC/INPE/INMET

Obs. Galera, Se liga que a  da planilha das previsões oceânicas, só ocorrem uma vez e entra a partir das 08h... Por isso essas analises são referentes ao que está disponível e gostaria de ressaltar, que essas nossas análises são referentes ao gráfico do momento do texto e faço exatamente a descrição do que está no Espectro do CPTEC. Muitas das vezes, ocorrem mudanças e mesmo assim procuro chegar mais próximo do acerto da previsão!!!Valeu!

LEMBRE-SE!!!! Traga seu lixo dos costões/areia e MANTENHA A PRAIA LIMPA!!!

Estamos sempremonitorando e fiquem ligados em nossos boletins aqui no site! 

Analises: Claudio R. Sahonero/ Raposão: De Olho No Mar

Fontes de consulta: CPTEC/INMET/MSW 

BOLETIM DAS ONDAS PIONEIRO NO BRASIL DESDE 1986!